Como Resistir a tentação.
- congregacionalmv
- 19 de mai. de 2016
- 3 min de leitura


Muitas pessoas confundem tentação com provação mas na verdade elas são opostas uma da outra. Provação é quando sua Fé esta sendo provada, e esta produz perseverança, para que sejamos íntegros. Leia Tiago 1:2-4. Já a tentação é um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou convenção social sendo, consequentemente, proibido, a consequência desta é nos fazer pecar, e assim sermos afastados de Deus. Pois quem nos tenta é o inimigo e não Deus. Leia Tiago 1:13-14. Resumindo provação tem por consequência o bem, e a tentação tem por consequência o mal.

Ao longo de toda a Bíblia vemos histórias de pessoas que foram tentadas, Como Eva que foi tentada pela serpente a comer o fruto da árvore do conhecimento tendo por consequência a queda do homem, e a introdução do pecado no mundo. José também foi tentado pela mulher de Potifar, mas diferente de Eva ele não cedeu a tentação, ele não pecou contra Potifar e muito menos contra Deus, por um tempo ele foi jogado numa prisão, dessa vez não para ser tentado mais para ser provado, Talvez Deus queria saber se ele, teria feito tudo novamente ou se ele cederia para não ir preso. Mas ele foi aprovado, não desistindo de sua Fé, e sua recompensa foi se tornar o Governador do Egito. Outro que também foi tentado, foi Davi quando em vez de ir pra guerra ficou no palácio, e vendo Bate-Seba, mandou que fossem atrás dela, ele se deitou com ela, esta era casada com Urias soldado de Davi, ela ficou grávida e Davi mandou ele para a morte, e assim tomou a mulher para si, mais por consequência o filho que ela esperava morreu, e a espada nunca se afastou da casa de Davi. E claro Jesus Cristo, sim ele também foi tentado pelo diabo no deserto, mesmo ele sendo o filho de Deus, o diabo é tão nojento, que ainda foi tentar Jesus, mas claro o maligno saiu correndo, Jesus não pecou, não cedeu, não fraquejou mas pelo contrário venceu o diabo pela palavra, e com autoridade. Sabemos que a tentação vem de satanás, e ele nos ataca em três áreas: a carnal, a espiritual e a mundana. a carnal é quando ele nos tenta fazer o desejo da carne, como alguém que precisa ficar de dieta mas é tentado por todas as comidas que ele não pode, ou alguém que é comprometido mas que é tentado ou tentada ao adultério, ou o que hoje é moda entre os jovens que é a pornografia, existem outras mas estou dando apenas o resumo. A tentação espiritual é quando o maligno usa a palavra ou coisas espirituais, assim como ele fez com Jesus, recitando versículos do salmo 91 de uma forma herege, por isso que você vê tantas pessoas serem enganadas por falsos profetas. E a última é do mundo, essa o nome próprio já diz, é quando você é tentado pelos bens que o mundo oferece, como dinheiro, carro, conforto, status e pra isso você tem que abrir mãos de princípios.

Não importa o tipo de tentação que você esta passando ou que você vai passar, o resultado de todas é o mesmo, o afastamento de Deus e de pessoas que você gosta, quantos já perderam familiares, amigos, cônjuges porque foram tentados. Muitos usam a desculpa de dizer que é fraco que a tentação e´muito grande e que a pessoa não pode suportar, MENTIRA, se você é uma destas pessoas que pensão desse jeito leia: 1 Coríntios 10:13. O motivo pelo qual você não resiste é porque você gosta de ser tentado, até porque o inimigo não vai nos oferecer aquilo que não gostamos.
Mas nós somos tentados por nossos próprios desejos, por nossas próprias cobiças, por nossa própria maldade.
O jeito de vencermos a provação é muito fácil, o fato de você amar a Deus de verdade já é um motivo para não pecar, mas Jesus nos ensina que podemos pedir ao Pai que nos livre do pecado, e ele é fiel para nos atender. Mas vamos formar tópicos para esclarecer melhor. 1- Ore, 2- Leia sempre a Bíblia, 3- ocupe sua mente com coisas boas, 4- fuja sempre daquilo que é errado e que te atrai, e por último tenha uma vida de comunhão com Deus para que ele manifeste em você os frutos do espírito, pois um dos frutos é o domínio próprio, esse presente de Deus que nos permite termos controle sobre a nossa carne.

Você perde tempo com tudo, conversa, novela, rede social, futebol, repórter, então porque você não dedica um tempo para Deus? Lembre-se a tentação quando provada, leva ao pecado, e o pecado a morte eterna. Seja forte fique firme, siga o Exemplo de José e principalmente de Jesus.
Que Deus te abençoe te dê sabedoria e entendimento e que a graça dele te acompanhe.
Graça e Paz!
Comentários